Translate

Nº de Visitantes

Stereokromatik

Stereokromatik
Clique na imagem

Blog Archive

@Lucydivareal. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

30/04/2010

Por onde anda? Lighthouse Family

Por LucyDIVA

O Por onde anda? Ficou meio sumido, mas, está de volta e ao som do Soul Music. Esta semana é a vez do Lighthouse Family (ou seja A Família do Farol), um duo britânico formado em 1993 pelos ex-barmans Paul Tucker e Tunde Baiyewu.

Tucker e a música sempre tiveram uma relação de brincadeira, apenas compondo e tocando, porque ele não tinha uma boa voz. Colocou um anúncio e assim surge Tunde Baiyewu, com isso é criado o Lighthouse Family.

Os dois se formaram na mesma faculdade em Manchester, Paul em francês e alemão e Tunde em contabilidade, porém a música que sempre foi à paixão dos dois falou mais alto. Em 1995, gravaram “Lifted” e “Ocean Drive”, mas os frutos do sucesso eles só colheriam depois de dois anos. “Postcards from Heaven”, foi um grande sucesso de público e crítica, chegando a vender 1.6 milhões de cópias no Reino Unido, com isso a dupla ganhou o título de "duo mais popular da Europa”.






Capa do CD Ocean Drive de 1995.









O álbum de 2001, intitulado "Whatever Gets You Through the Day", veio para consolidar a carreira da dupla, além de obter outro título “uma das mais belas capas elaboradas da história”, mostrando Paul e Tunde saindo de um carro em meio a uma forte chuva. Desse álbum a música Free/One, impulsionou a carreira do Ligthouse Family, é uma canção que fala do preconceito racial. Até Bono Vox do U2 cantou essa música em sua última turnê “Vertigo”.

Como separação acontece nas melhores famílias, na música não é diferente, por algumas divergências até hoje não tão explicadas, Paul sai da dupla em 2002, mesmo não comunicando oficialmente.

Tunde seu ex-parceiro um ano depois grava seu primeiro disco solo e emplaca um hit chamado “Great Romantic”. Mesmo sem a presença de Tucker, Tunde que é vocalista excursiona com toda a banda original.


O último álbum foi lançado em 2002: Greatest Hits – Lighthouse Family, e contém duas canções inéditas e videoclipes da carreira.

Na tela do cinema, a música "Ain't No Sunshine", estourou como a canção principal da trilha sonora do filme "Um Lugar Chamado Notting Hill", com o ator Hugh Grant e a atriz Julia Roberts.

Apesar dos dois trilharem caminhos opostos, o empresário da banda afirma que não se separaram definitivamente, e que há sempre a possibilidade de algum álbum da dupla no futuro. Bem, até aqui....estamos em 2010 e nada.

As últimas notícias são que Paul Tucker o instrumentista e co-compositor, formou uma banda alternativa/rock em Newcastle/Reino Unido chamada “The Orange Lights” e tem feito considerável sucesso por lá. Mas, as informações atuais contidas no perfil do myspace desta banda (www.myspace.com/theorangelights) não indicam o nome de Tucker como membro da mesma.

Baiyewu, está vivendo no ostracismo desde lançamento do seu CD solo chamado “Tunde” (2004), e que não alcançou muito sucesso. Nestes últimos anos, não lançou nada de novo. Ele possui uma conta no myspace (www.myspace.com/tundebaiyewu), mas, o último login é de dezembro/2007. O site Lighthouse Family está indisponível bem como seu site pessoal também (www.tunde.co.uk)

Os fãs têm que se contentarem com material disponível pelo canal Youtube, e comunidades criadas no Orkut, Facebook ou Myspace.

Uma pena porque era uma das duplas que fazia um som sofisticado e ao mesmo tempo dançante. Com a volta neste ano de tantos artistas que acabaram no passado, é torcer para essa incrível e maravilhosa dupla retornar à ativa.

*Post dedicado a Josilane Santos, fã do LHF.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lighthouse_Family
http://palcoprincipal.sapo.pt/bandasMain/lighthouse_family/sobre

Confira os dois vídeos da dupla mais famosa do Reino Unido – Lighthouse Family:







4 comentários:

  1. Adorei saber sobre o Lighthouse Family, eles são ótimos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amiga Vânia, esse carinho não tem preço!!

    ResponderExcluir
  3. Uma das canções mais bonitas de que já ouvi foi "forever you and me". Acho que eu tinha 11 anos!

    ResponderExcluir
  4. Sou fã deles desde meus 15 anos, qndo lançou o "Ocean Drive".
    Muleque, meu ex-cunhado gostava desses sons e me incentivou a escutar a boa música (ele era DJ).
    De lá pra cá, eu sou fã dessa banda e sinto falta, muita falta.
    Uma pena eles terem terminado uma coisa tão viva e intensa k foi o LHF.
    Tomara que voltem, pois a saudade é imensa. :(

    ResponderExcluir