Translate

Nº de Visitantes

Stereokromatik

Stereokromatik
Clique na imagem

Blog Archive

@Lucydivareal. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

05/04/2010

O que é uma Farewell Tour?


O assunto mais comentado no mundo da música neste momento tem a denominação de “Farewell Tour” de algumas bandas ou cantoras (es), que foram sucesso mundial. O que define uma turnê de despedida? Há possibilidade de retornar no futuro? E os fãs, como ficam?

Bem, são perguntas que neste post podem ser em partes esclarecidas, porque de certa forma não há uma conclusão absoluta das questões levantadas.

Primeiro a definição, sobre o significado da palavra Farewell:

1. Word Reference English-Portuguese Dictionary : interj. (goodbye) adeus! felicidades sf PL.
Exemplos: I must go now. Farewell. Preciso ir agora. Adeus!
* Ao me despedir, disse: Felicidades!

Fonte: www.wordreference.com/enpt/farewell

2. Wikitionary.org: Um desejo de felicidade ou bem-estar na partida, especialmente permanente uma partida, o elogio de despedida, um adeus. Um ato de partida, despedida, um último olhar, ou referência a algo.

Fonte: http://en.wiktionary.org/wiki/farewell

Agora com a explicação vamos aos fatos. Bandas ou cantoras (es) que contribuíram para o cenário musical internacional estão se “despedindo dos palcos” e fazendo grandes turnês mundiais, deixando alguns fãs felizes outros desolados, porque na realidade
é o fim – The end – acabou.

A maior Farewell Tour (A Turnê do Adeus), até agora recorde de público e crítica foi da cantora e atriz Cher. A turnê começou em 2002, e teve encerramento em 30/04/2005 data escolhida pela ícone do mundo fashion, atriz ganhadora de um Oscar e três Globos de Ouro, além de um prêmio Emmy e um Grammy, maior diva pop do planeta (antes da Madonna, claro) e aclamada pelos críticos como estrela da Broadway se despediu dos palcos após 40 anos de carreira em uma performance inesquecível que também promoveu o seu último CD, "Living Proof", que chegou ao 4º lugar na parada do Top Billboard em 2000.


Os números são impressionantes: foram 5.880.726 fãs e mais de 692 milhões de dólares em mais de 300 espetáculos, 11 trocas de roupa, assim se tornando a turnê mundial mais lucrativa da história da música.

Continuou trabalhando com atriz em alguns filmes. Em 2008, iniciou uma maratona de shows intitulada “Cher at the Colosseum”, e atualmente trabalha ao lado da cantora Christina Aguilera nas filmagens do musical Burlesque, a ser lançado em novembro de 2010. Então, ela não parou de vez, não é verdade?



O Simply Red está também em “Farewell The Final Tour 2010”. Após 26 anos de carreira, a banda britânica liderada por Mick Hucknall fará quatros shows no Brasil o primeiro país da turnê, neste mês de abril/2010. Na realidade, muitos críticos musicais a alguns fãs dizem que só a banda vai acabar e o vocalista Mike segue em carreira solo. É pagar para ver.

Outra banda que está em sua “Farewell Tour” é o a-ha. Banda norueguesa que recentemente passou pelo país com shows por 7 capitais brasileiras. Para muitos fãs, não deveria acabar agora, mas lembrar que o trio: Morten, Mags e Paul começaram lá década de 80, e que ainda tem muito ainda realizar no campo musical, por isso os fãs assim como eu não aceitam. Porém, os mesmos avisaram que não vão deixar de vez o mundo da música, apenas vão retomar seus trabalhos paralelos que estavam parados por algum tempo. Morten Harket, vai seguir sua carreira solo e depois da turnê pode anunciar um novo cd.

Paul tem uma banda com a esposa chamada “Savoy Band” e Mags têm outros projetos. Bem, se é o fim ou não, só eles que podem dizer.

Neste ano, os avôs do heavy metal – hard rock, a banda alemã Scorpions anunciou que encerraria a carreira e que realizaria sua última turnê, com o álbum “Sting in the Tail”, que foi lançado em março de 2010.


Então, pode-se afirmar que a “Farewell Tour” realmente pode ser uma despedida dos palcos ou apenas um “estou saindo para descansar, mas, volto algum dia, quem sabe”.

As esperanças dos fãs não podem acabar assim como a turnê, sempre vão acreditar que seus ídolos possam retornar o mais breve possível, assim se encherem de alegria e cantar as músicas nos shows.

Fontes: http://www.fnac.com.br/the-farewell-tour-dvd--FNAC,,musica-30752-2155.html
http://www.maysadecastro.com.br/blog/2007/08/05/cher-live-the-farewell-tour/
http://en.wiktionary.org/wiki/farewell
http://sportdebotao.blogspot.com/2010/01/scorpions-anuncia-ultima-turne.html

Confira os vídeos da cantora Cher e das bandas a-ha, Simply Red e Scorpions: