Translate

Nº de Visitantes

Stereokromatik

Stereokromatik
Clique na imagem

Blog Archive

@Lucydivareal. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

13/09/2010

Um ano sem Patrick Swayze

Por LucyDIVA


Patrick Swayze: simplicidade, simpatia, superação e legado que nunca será esquecido

Um dos maiores atores do mundo, Patrick Swayze nos deixou na noite de 13 de setembro de 2009 após uma dura batalha de quase dois anos contra um câncer no pâncreas. Tinha 57 anos. Apesar de novo, deixou um legado em sua experiente carreira de ator para ninguém duvidar de seu eterno potencial.

Trajetória pessoal

Nasceu em Houston (EUA), no dia 18 de agosto de 1952 de uma família tradicional, filho de Patricia “Patsy” Yvonne Helen, coreógrafa, instrutora de dança, e dançarina e Jesse Wayne Swayze que era engenheiro químico. O sobrenome da família “Swayze” é de origem francesa, porém, também de ascendência irlandesa. Ele e seu irmão, o também ator Don Swayze, desde cedo demonstraram aptidão para as artes.

Em sua infância e adolescência Swayze fez patinação no gelo, ballet clássico e estudou atuação. Durante dois anos treinou ginástica. Aos 20 anos mudou-se para Nova York para estudar dança e concluir seus estudos nas escolas Ballet Harkness e Joffrey Ballet. Antes mesmo de ir para Nova York, aos 15 anos Patrick conheceu, na escola de dança em que a mãe lecionava, uma aluna. Seu nome era Lisa Niemi.

Até então, Patrick só tinha saído com uma garota em sua vida e prometeu a Lisa que ela seria seu eterno amor. E foi, os dois namoraram durante oito anos e se casaram em 1975, vivendo juntos até o fim da vida do ator. O casal não teve filhos. Entretanto, eram a prova de um dos casais mais duradouros de Hollywood. Uma história de amor sem fim!

Carreira artística

Interrompendo sua carreira como bailarino clássico onde obteve problemas causados por lesões originadas na juventude do futebol americano, Patrick decidiu então dar prioridade a sua carreira como ator. Teve suas primeiras oportunidades no início da década de 80, em pequenos papéis no cinema e em filmes e séries de TV. No teatro, teve destaque na dança em peças como Prince Charming e Disney on Parade. Em 1982, seu pai faleceu não tendo tido a oportunidade de ver o filho ir ganhando destaque em sua carreira.

O sucesso viria em 1987 com o filme Dirty Dancing. No papel do instrutor de dança Johnny Castle, Swayze recebeu uma indicação ao Globo de Ouro e viu seu nome ganhar destaque no mundo do cinema. Naquela época, Val Kilmer e Billy Zane estiveram cotados para o papel de Johnny Castle, mas Kilmer declinou e Zane não era suficientemente bom dançarino. Não era apenas isso, Patrick fez a canção para a trilha sonora do filme, intitulada “She's Like the Wind” com participação da cantora Wendy Fraser, que recebeu diversos prêmios, é cantada pelo próprio Swayze e foi co-escrita por ele.

Em 1990, estrelou no mega sucesso e o maior sucesso de bilheteria, o drama Ghost – Do Outro Lado da Vida ao lado das atrizes Demi Moore e Whoopi Goldberg. Ainda na esteira do sucesso, estrelou com Keanu Reeves Caçadores De Emoção (Point Break) em 1991.

Porém, a década de 90 foi uma sucessão de fracassos na carreira do ator. Em 1995, interpretou a drag queen Vida em Para Wong-Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar. O filme bastante divertido que tinha como atores Wesley Snipes e John Leguizano onde todos se vestiam de Drags Queens, um desafio na carreira que o ator se saiu muito bem. Participou em 2004, da continuação "Dirty Dancing 2 – Havana Nights", mas não obteve tanto sucesso quanto o primeiro.

O ator em dois momentos de sua carreira: ao lado de Demi Moore e Whoopi Goldberg no filme Ghost, e no filme Dirty Dancing 2 - Havana Nights

O diagnóstico fatal

Anos depois, antes de saber da doença, o ator disse que num primeiro momento pensou estar a sofrer de indigestão crônica. Emagrecendo muito e com os sintomas piorando procurou seu médico. Foi feita uma biópsia, e o diagnóstico foi câncer.
Na época o ator deu o seguinte depoimento:

“A quimioterapia é um inferno na terra, não importa como você a represente", disse o actor na época, em entrevista ao jornal “The New York Times”. "Como você faz para promover uma atitude positiva quando todas as estatísticas dizem que já é um homem morto? Você vai trabalhar". (Patrick Swayze)

Mesmo batalhando para viver, continuou sempre trabalhando. Seu último papel foi como Charles Barker, um agente do FBI, na série The Beast. Não aguentando mais a sessões de quimioterapia, decidi abandonar o tratamento e ficar em casa, aos amigos confessava sobre a doença:

“Sou um caubói e pretendo morrer com minhas botas e sem remorsos”, ressaltava.

Em 2009, sua assessora de imprensa, Annet Wolf, só confirmou a morte do ator um dia depois na mídia no rancho situado na Califórnia (Eua) de propriedade familiar. Disse que ele estava ao lado da família.

"Patrick Swayze descansou em paz hoje, com sua família a seu lado, após encarar os desafios da doença durante os últimos 20 meses", disse Wolf, em comunicado.

O legado cinematográfico

Um grande ator sem dúvidas que nunca será esquecido através de seu imenso amor a arte, na dança, mas do que isso um legado de superação e sensibilidade. Para os fãs de todo mundo hoje não é chorar por sua morte, é lembrar-se deste maravilhoso homem da famosa frase “Nobody puts Baby in a corner” ou seja “ninguém pode colocar Baby no canto”, do filme Dirty Dancing onde o mesmo a leva até o palco e, então, a toma pelos braços ao som de (I’ve had) The Time of My Life (cantada por Bill Medley e Jennifer Warnes). Uma cena que jamais será esquecida e até esta sendo refeita por casais no dia do casamento dos mesmos!!!

Relação de filmes para cinema, vídeo ou TV:
(Donnie Darko - 2001)
(Green Dragon - 2001)
(Wakin' Up In Reno - 2000)
(Forever Lulu - 2000)
(Without a Word - 1999)
(Get Bruce - 1999)
("Hollywood Squares" - 1998 - TV Series)
Cartas de Um Assassino (Letters from a Killer - 1998)
Estrada Alucinante (Black Dog - 1998)
Os Três Desejos (Three Wishes - 1995)
Super-Heróis do Oeste (Tall Tale / Tall Tale: The Unbelievable Adventures of Pecos Bill - 1995)
Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! (To Wong Foo, Thanks for Everything, Julie Newmar - 1995)
Um Pai Fujão (Father Hood / Desperado / Honor Among Thieves / Mike Hardy - 1993)
Cidade da Esperança (City of Joy / Cité de la joie, La - 1992)
Caçadores de Emoção (Point Break - 1991)
(Memories of M*A*S*H - 1991 - TV)
Ghost - Do Outro Lado da Vida (Ghost - 1990)
Marcados Pelo Ódio (Next of Kin - 1989)
Matador de Aluguel (Road House - 1989)
Tigre De Varsóvia, O (Tiger Warsaw / Tiger, The - 1988)
Dirty Dancing - Ritmo Quente (Dirty Dancing - 1987)
Crepúsculo de Aço (Steel Dawn - 1987)
("North and South II" - 1986 - Mini Series TV)
Veia de Campeão (Youngblood - 1986)
("North and South" - 1985 - Mini Series TV)
Amanhecer Violento (Red Dawn - 1984)
(Off Sides / Pigs Vs. Freaks - 1984 - TV)
A Volta por Cima (Grandview, U.S.A. - 1984)
Vidas Sem Rumo (Outsiders, The - 1983)
("Renegades" - 1983 - TV Series)
De Volta Para o Inferno (Uncommon Valor - 1983)
(Renegades, The - 1982 - TV)
A Volta dos Rebeldes (Return of the Rebels - 1981 - TV)
(Comeback Kid, The - 1980 - TV)
(Skatetown, U.S.A. - 1979)

Apresentações como convidado especial:

(Grandview, U.S.A. - 1984 - Choreographer)
Histórias Maravilhosas ("Amazing Stories" - 1985 - playing "Eric Peterson" in episode: "Life on Death Row")
("M*A*S*H" - 1972 - playing "Wounded soldier" in episode: "Blood Brothers" (episode # 9.18) 4/6/1981)

Fonte: www.cinemaevideo.com.br
www.portaldecinema.com.br
www.webcine.com.br/personal/patricks/patricks.htm

Confira alguns vídeos deste extraordinário ator que estará sempre nos corações mais apaixonados:

Em novembro de 2007, ao vivo no programa da Oprah Winfrey, onde a mesma cena do filme foi refeita por pelo casal Julia e James. Patrick aparece de surpresa e tira Julia para dançar: