Translate

Nº de Visitantes

Stereokromatik

Stereokromatik
Clique na imagem

Blog Archive

@Lucydivareal. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

29/04/2010

Tammi Terrell faria hoje 65 anos

Por LucyDIVA

Há uma semana, uma música que já havia escutado anos atrás, começou a fixar na minha mente. Já sabia que “Ain't No Mountain High Enough” um clássico de 1967, era do saudoso Marvin Gaye, mas havia uma linda voz feminina nesta música chamada Tammi Terrell que não conhecia. O Blog Diva Pop News, faz uma homenagem especial aos 65 anos de nascimento desta cantora que foi um dos expoentes da poderosa gravadora Motown Records nos anos 60.

Tammi Terrel cujo nome verdadeiro era Thomasina Winifred Montgomery, nasceu em 29 de abril de 1945, na Filadélfia/EUA. Era filha do político Thomas Montgomery e da atriz Jennie Montgomery. Desde pequena Tammi sempre mostrou seu talento para a música, começando no coral da igreja frequentada pela família. Aos 11 anos de idade, venceu sua primeira competição de talentos, e acabou fazendo regularmente performances ao vivo, abrindo shows para artistas de peso do R&B, como Gary "U.S." Bonds e Patti LaBelle (esta última do hit “Lady Marmelade”), isso já aos 13 anos!!!! Assim, foi tendo aulas de voz, piano e dança até atingir à adolescência.

A primeira gravadora que Tammi assinou o contrato foi a Scepter, do produtor nova-iorquino Luther Dixon, bem no começo dos anos 60. Sob o nome de "Tammy Montgomery", experimentava certa popularidade, incluindo performances ao vivo cheias de nostalgia mas, seus singles não emplacaram nas paradas norte-americanas.

O encontro com James Brown

Em uma apresentação no Tan Playhouse, na Filadélfia/EUA, James Brown fica fascinado por Tammi e a convida para entrar para sua gravadora, “Try me”. Produziu seu terceiro álbum, e a colocou como backing vocal de sua banda. Depois de 9 meses da turnê com o mesmo, teve um relacionamento com ele, ao qual muitos dizem que chegava a bater nela (tendo em vista o seu conhecido temperamento difícil), o fato foi descoberto pela família que a obrigou a dar um ponto final no namoro e no lado profissional também.

Já em 1964, é lançado o single "If I Would Marry You"/"This Time Tommorrow", (este último single ainda com o sobrenome de família "Montgomery"), com a nova gravadora, a Checker. Sem o sucesso almejado, Tammi repensa se pretende continuar sua carreira ou não, e chegou a se inscrever no curso de medicina da Universidade da Pensilvânia/EUA.

O mundo dá voltas: A magia da parceria com Marvin Gaye

Durante uma apresentação ao vivo com a banda de Jerry Butler em 1965, a cantora chamou a atenção dono da Motown, Berry Gordy Jr. Imediatamente ela se torna uma das mais novas aquisições da gravadora. Começa a ascenção na carreira de Tammi, a começar pelo seu nome artístico que mudaria de "Tammy Montogmery", para definitivamente "Tammi Terrell". Gravou alguns singles como: I Can't Believe You Love Me", "Come On And See Me", "This Old Heart Of Mine", "Tears At The End Of A Love Affair" e mais uma vez não passaram do Top 40 R&B da Billboard.

O auge ocorre justamente em 1967. Convidada para substituir a cantora de soul Kim Weston sente o gosto do sucesso entre sua parceria com Marvin Gaye no hit "Ain't No Mountain High Enough", do LP "United".

Dessa parceria entre os ano de 1967 e 1969, foram lançados vários duos de Marvin e Tammi, entre os quais os sucessos "Your Precious Love", "If I Could Build My Whole World Around You", "Ain't Nothing Like the Real Thing" e "You're All I Need to Get By", além dos LPs "You're All I Need" (1968) e "Easy" (1969).

Marvin Gaye e Tammi Terrell, ao vivo na gravadora Motown em 1967, cantando o grande sucesso "Ain't No Moutain High Low"

Os problemas de saúde e sua morte precoce

Com o sucesso ao lado de Gaye, Tammi Terrel começou a ter um grave problema de saúde gerado por muitas enxaquecas. Em 14 de outubro de 1967, no Hampden-Sydney College, na Virginia/EUA, chegou a ter um colapso durante a apresentação e desabou nos braços de Marvin. Exames revelaram a presença de um tumor cerebral maligno. Desde então, sua saúde piorou.

Ela não se apresenta mais ao vivo, a Motown fica preocupada em não revelar a verdade sobre sua doença. Mesmo assim, continuou gravando com Marvin e como cantora solo até ficar sem condições físicas. Muito a contragosto do seu parceiro, a gravadora decidi por Valerie Simpson em parte dos vocais femininos, embora os créditos fossem para Tammi (fato negado por Simpson a irmã de Terrell em uma biografia).

Depois de várias cirurgias sem sucesso para a retirada do tumor (no total de 8), Tammi Terrell falece aos 24 anos de idade, em 16 de março de 1970. Devastado com a notícia, Marvin Gaye abandonou a carreira musical e ficou em isolamento por anos. Em 1971, grava uma das maiores músicas de sua vida, "What's Going On", canção que para muitos foi feita em parte pela reação a morte de Terrell.

Capa do The Best of Marvin Gaye e Tammi Terrell de 2001. (Resmaterizado)

Ligações Externas e Espirituais:

----- Tammi Terrell além de se envolver com James Brown, casou-se com o boxeador Ernie Terrell. Teve um relacionamento conturbado com o também cantor David Ruffin (ex-integrante da banda The Temptations).

--------- Há rumores de que a mesma sofreu abuso físico. Um ex-namorado chegou a jogá-la da escada em uma ocasião. Seus gritos eram ensurdecedores, e o mesmo ainda bateu em sua cabeça com uma cadeira de aço. Deveria ter sido isso a causa de sua morte precoce causada pelo tumor cerebral maligno.

------- Muitos afirmaram que Terri e Marvin, tinham um caso amoroso nunca comprovado. A conexão dos dois era intensa e suas vozes casavam muito bem nos singles que foram lançados.

--------- Está sepultada no Lawn Cemetery na Filadélfia/EUA.

-------- Se foi ela ou não, ter influenciado a elaboração deste post, agradeço muito. Acabei conhecendo uma parte da história do soul americano que não conhecia, além de uma cantora de voz doce e poderosa ao mesmo tempo. Uma grande Diva dos anos 60. Tammi Terrel, sempre influenciará grandes cantoras a exemplo de Amy Winehouse, que fez uma nova versão de Ain't No Mountain High Enough em Tears Dry on Their Own de 2006.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tammi_Terrell
www.panachereport.com/.../TheTragicDeathOfTammiTerrell.htm

Confira o video de 1967, “Ain't No Mountain High Enough” gravado ao vivo na gravadora Motown e Tears Dry on Their Own de Amy Winehouse: