Translate

Nº de Visitantes

Stereokromatik

Stereokromatik
Clique na imagem

Blog Archive

@Lucydivareal. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Seguidores

16/01/2011

Aaliyah faria hoje 32 anos

Aaliyah: um grande talento americano, interrompido por um acidente trágico em 2001, faria hoje 32 anos.

Se estivesse viva, Aaliyah Dana Haughton ou simplesmente "Aaliyah" completaria hoje 32 anos de idade. A "babygirl", faleceu no dia 25 de agosto de 2001 em um acidente de avião em Marsh Harbour, Ilhas Abaco, nas Bahamas quando voltava ao Estados Unidos, específicamente para o aeroporto de Opa-locka, Flórida.

Além da cantora, morreram também o piloto Luis Morales III, o cabeleireiro Eric Forman, os seguranças Anthony Dodd e Gallin Scott, o produtor de vídeo Douglas Kratz, o estilista Christopher Maldonado, a funcionária da Blackground Records Keith Wallace, e uma funcionária da Virgin Records. Dodd foi levado para um hospital em Miami, mas morreu na manhã seguinte.Ninguém sabia na época, que o avião cujo levava o grupo, era incapaz de transportar parte do equipamento das filmagens.

Portanto, a aeronave ultrapassou o padrão de peso e o limite de tolerância para próprio equilíbrio. Não só apenas o excesso de peso que culminou no trágico acidente, como o relátório que saiu 3 anos depois do National Transportation Safety Board (NTSB) afirma que "o avião foi visto decolando da pista e em seguida, caiu de nariz para baixo, impactando em um pântano no lado sul da partida final da pista 27".

O mesmo relatório apontou que, o piloto apresentava álcool e cocaína no sangue, além de falsificar sua licença da Federal Aviation Administration (FAA), que mostrava centenas de horas voadas. Aaliyah participou de 2 filmes e lançou 3 álbuns em vida, tendo conseguido 5 nomeações ao Grammy Awards.

Na foto: Aaliyah, o produtor musical Quincy Jones e sua filha Kidara que era melhor amiga da babygirl na Premiere do filme Batman em 1997.

Porém, se estivesse viva, Aaliyah faria o mesmo sucesso da década passada? Estaria casada e com filhos? Ou cairia no anonimato como acontece com algumas cantoras daquela época?

Certamente, são perguntas que vão ficar sem respostas. Mas, não se pode negar, a cantora é um talento único. Começou muito nova no mundo da música. Com apenas 12 anos, assinou com a gravadora, a Blackground Records, já aos 15 anos casou com o cantor R. Kelly e vendeu ao todo nada menos que 32.000.000 de albúns e 3.281.000 de singles vendidos por todo o mundo.

Não tinha para ninguém! Quem dominava as paradas americanas e mundiais no contexto R&B e Hip Hop era a "Babygirl", considerada uma das maiores e cantoras da década passada. Aaliyah estava começando a despontar no Brasil em 2000, com o filme Romeu Tem Que Morrer (Romeo Must Die) onde estrelou ao lado do ator de artes marciais, Jet Li. O filme destacava um casal que se apaixonam em meio ao conflito de suas famílias. O mesmo arrecadou só na primeira semana nos EUA mais de 18,6 milhões de dólares, ficando em segundo lugar no ranking de bilheteria.

Com a rapper e grande amiga, Missy Elliot em 1997.

Além de atuar, a cantora foi a produtora executiva da trilha sonora do filme, onde ela contribuiu com quatro canções. Com este filme, Aaliyah conseguiu a oitava colocação nos filmes de estréia de Pop Stars que mais arrecadaram. Seu último albúm intitulado, lançado um mês antes de falecer em junho de 2001, foi produzido  pelo produtor/cantor Timbaland, estreando direto no número dois na Billboard 200, vendendo 190.000 cópias em sua primeira semana. O primeiro single, "We Need A Resolution" entrou no top 15 de R&B da Billboard.

Os fãs hoje, celebram o aniversário desta maravilhosa cantora que soube como poucas cantar com o coração. Feliz Aniversário, Aaliyah!!

Confira algumas fotos de sua metórica carreira:

Disco de Platina Dupla de 'One In A Million' (1996) (EUA)


Disco de Ouro de 'I Care 4 U' (UK)


No show Divas, atrás da cantora Celine Dion no final do anos 90.

Em uma de suas últimas apresentações ao vivo em 2001.
Agradecimentos:

Comunidade no Orkut Aaliyah Haughton

Por sugestão do @_SouzaMatheus dedicamos este post ao mesmo.