Nº de Visitantes
Blog Archive
- 2014 (2)
- 2013 (18)
- 2012 (26)
- 2011 (37)
- 2010 (63)
Seguidores
Por onde anda? Lighthouse Family
O Por onde anda? Ficou meio sumido, mas, está de volta e ao som do Soul Music. Esta semana é a vez do Lighthouse Family (ou seja A Família do Farol), um duo britânico formado em 1993 pelos ex-barmans Paul Tucker e Tunde Baiyewu.
Tucker e a música sempre tiveram uma relação de brincadeira, apenas compondo e tocando, porque ele não tinha uma boa voz. Colocou um anúncio e assim surge Tunde Baiyewu, com isso é criado o Lighthouse Family.
Os dois se formaram na mesma faculdade em Manchester, Paul em francês e alemão e Tunde em contabilidade, porém a música que sempre foi à paixão dos dois falou mais alto. Em 1995, gravaram “Lifted” e “Ocean Drive”, mas os frutos do sucesso eles só colheriam depois de dois anos. “Postcards from Heaven”, foi um grande sucesso de público e crítica, chegando a vender 1.6 milhões de cópias no Reino Unido, com isso a dupla ganhou o título de "duo mais popular da Europa”.
Capa do CD Ocean Drive de 1995.
O álbum de 2001, intitulado "Whatever Gets You Through the Day", veio para consolidar a carreira da dupla, além de obter outro título “uma das mais belas capas elaboradas da história”, mostrando Paul e Tunde saindo de um carro em meio a uma forte chuva. Desse álbum a música Free/One, impulsionou a carreira do Ligthouse Family, é uma canção que fala do preconceito racial. Até Bono Vox do U2 cantou essa música em sua última turnê “Vertigo”.
Como separação acontece nas melhores famílias, na música não é diferente, por algumas divergências até hoje não tão explicadas, Paul sai da dupla em 2002, mesmo não comunicando oficialmente.
Tunde seu ex-parceiro um ano depois grava seu primeiro disco solo e emplaca um hit chamado “Great Romantic”. Mesmo sem a presença de Tucker, Tunde que é vocalista excursiona com toda a banda original.
O último álbum foi lançado em 2002: Greatest Hits – Lighthouse Family, e contém duas canções inéditas e videoclipes da carreira.
Na tela do cinema, a música "Ain't No Sunshine", estourou como a canção principal da trilha sonora do filme "Um Lugar Chamado Notting Hill", com o ator Hugh Grant e a atriz Julia Roberts.
Apesar dos dois trilharem caminhos opostos, o empresário da banda afirma que não se separaram definitivamente, e que há sempre a possibilidade de algum álbum da dupla no futuro. Bem, até aqui....estamos em 2010 e nada.
As últimas notícias são que Paul Tucker o instrumentista e co-compositor, formou uma banda alternativa/rock em Newcastle/Reino Unido chamada “The Orange Lights” e tem feito considerável sucesso por lá. Mas, as informações atuais contidas no perfil do myspace desta banda (www.myspace.com/theorangelights) não indicam o nome de Tucker como membro da mesma.
Baiyewu, está vivendo no ostracismo desde lançamento do seu CD solo chamado “Tunde” (2004), e que não alcançou muito sucesso. Nestes últimos anos, não lançou nada de novo. Ele possui uma conta no myspace (www.myspace.com/tundebaiyewu), mas, o último login é de dezembro/2007. O site Lighthouse Family está indisponível bem como seu site pessoal também (www.tunde.co.uk)
Os fãs têm que se contentarem com material disponível pelo canal Youtube, e comunidades criadas no Orkut, Facebook ou Myspace.
Uma pena porque era uma das duplas que fazia um som sofisticado e ao mesmo tempo dançante. Com a volta neste ano de tantos artistas que acabaram no passado, é torcer para essa incrível e maravilhosa dupla retornar à ativa.
*Post dedicado a Josilane Santos, fã do LHF.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lighthouse_Family
http://palcoprincipal.sapo.pt/bandasMain/lighthouse_family/sobre
Confira os dois vídeos da dupla mais famosa do Reino Unido – Lighthouse Family: